Neste início de ano escolar muitos pais se sentem ansiosos e também eles precisam de se adaptar, por isso este ano o nosso comunicado é dirigido aos Pais e Encarregados de Educação.
Comunicação
Leiam todos os comunicados enviados pela Escola, para se manterem informados em relação a normas e atividades da mesma.
Sentindo necessidade de qualquer esclarecimento em relação à escola, procure a direção para obter as informações necessárias.
Caso o seu filho apresente uma mudança de comportamento, não hesite em procurar e conversar com as educadoras e diretora da escola.
Pais e educadores têm todo o interesse em propiciar o constante bem estar e pleno desenvolvimento da criança.
Relações Sociais
Na educação infantil, as crianças aprendem, progressivamente, a brincar com os outros. Valorize a amizade, incentivando o seu filho a compartilhar espaços e brinquedos.
Nos primeiros anos de vida, ao iniciar a sua socialização, é comum algumas crianças quererem resolvereventuais conflitos por meio da força fisica, e isto não quer dizer que tenham uma intenção agressiva. Procure compreender essa carateristica da faixa etária e, ao mesmo tempo, valorize o uso da linguagem. Diga sempre não às atitudes agressivas, mas deixe, dentro do possivel, as crianças resolverem as suas questões com autonomia.
Incentive o seu filho a seguir regras que propiciem segurança e bem estar coletivo, para que ele, gradualmente, se perceba em relação ao outro. Nesse sentido, é importante realizar e ensinar-lhe certas ações, tais como: deitar o lixo no caixote, preservar as plantas, cuidar dos seus pertences e dos dos outros.
Perante o seu filho, valorize e exerciteatitudes de cortesia, carinho e respeito, tais como: cumprimentar, elogiar, compreender e perdoar erros. Evite tecer comentários desagradaveis ou agressivos sobre pessoas do seu convivio ou sobre situações das quais ele participe, pois isso, normalmente, deixa a criança ambivalente e confusa. Pelo contrario, tente sempre resolver os conflitos com atitudes positivas e construtivas.
Aprendizagem
A motivação dos alunos em relação aos conteudos escolares é um fator decisivo para a sua aprendizagem. Os pais podem complementar o papel da escola conversando com as crianças sobre assuntos diversos, que vão desde situações vividas no seu quotidiano até temas que instiguem a sua curiosidade. O mesmo ocorre quando as crianças frequentam teatros, cinemas, livrarias, museus e outros espaços culturais com os seus pais. Os pais podem participar do processo de alfabetização, colocando-se no quotidiano como leitores e escritores: ao realizar as suas próprias leituras, ao ler histórias para o seu filho e ao responder a questões colocadas pelas crianças sobre o mundo da escrita.
às crianças favorece descobertas sobre o sistema escrito.
Para desenvolver a criatividade e a expressão, é importante qua a criança tenha materiais e tempo para desenhar, pintar, modelar, brincar ao "faz de conta" e ouvir música. Essas atividades lúdicas podem ser realizadas na companhia de crianças e/ou adultos. No entanto, no ambiente familiar, é importante garantir a possibilidade de a criança brincar sozinha, mesmo que na presença de adultos.
Um ambiente organizado, com objetos e brinquedos no devido lugar, favorece o apreender e a descoberta. Assim, é importante que os pais, juntamente com os seus filhos, organizem os espaços e brinquedos.
Os pais devem educar os seus filhos para que, progressivamente, realizem a maioria dos hábitos de higiene sozinhos, tais como: limpar-se, vestir-se, escovar os dentes ou tomar banho.
Os pais devem limitar, aos filhos, o uso da televisão, mas, principalmente, educá-los para que vejam televisão de maneira inteligente e racional, proporcionando a formação de um espectador crítico que não só observa, mas reflete diante do televisor. Para tal, algumas atitudes familiares podem contribuir:
oferecer programas conectados com a realidade emocional e cultural da criança; realizar escolhas juntamente com a criança daquilo que ele verá, levantando argumentos em relação à quantidade do conteúdo e à adequação.
Hábitos de vida
Os hábitos são aprendidos pelas crianças ao longo do tempo com a orientação clara e constante do que se quer que elas aprendam. A aquisição de hábitos ajuda a criança a ser dinâmica, criativa e autónoma, portanto, os pais devem preocupar-se em ensiná-los, no dia a dia, aos seus filhos.
Valorize, perante o seu filho, hábitos alimentares saudáveis, oferecendo-lhe uma dieta rica e variada às refeições. É importante que a criança, logo que possível, faça as suas refeições com a família. No início, ela pode não querer algo que lhe seja oferecido e, inclusivamente, criar um pouco de desordem à mesa. Contudo, aos poucos, com a ajuda dos pais que lhe mostram "o que se deve e não deve fazer", começam a comer de maneira adequada.
Fazer com que a refeição seja um momento agradável contribui para o fortalecimento das relações em família. os pais podem, dentro do possível, incentivar os seus filhos a colaborarem nas ações quotidianas, tais como carregar os seus próprios pertences, fazer a sua cama, pôr e levantar a mesa, dobrar e guardar as suas roupas, apertar os cordões dos sapatos...
Fonte: Regresso às aulas - Adaptação para os Pais (http://www.escolinha.pt/)
Bem vindos e Bom ano letivo 2012/2013