TuneList - Make your site Live
"Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins de infância".

Eduardo Sá

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Árvore de Natal Ecológica

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E S. JOÃO DOS MONTES
JARDIM DE INFÂNCIA DE COTOVIOS

Com a apróximação da época natalícia intensificam-se as acções de solidariedade e partilha.
Neste ano de especial contenção e dando continuidade ao nosso objetivo de sensibilização para a reutilização de materiais, propomo-nos fazer, com a colaboração de todos, uma árvore de natal diferente. Para tal precisamos de tantas caixas de ovos (cartão) quantas as que conseguirem angariar.
Contamos com a vossa participação para a concretização de mais um projeto das nossas crianças.

As educadoras
Fernanda Feitor / Ana Soares

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alternativas ao castigo

Ele está mesmo insuportável? Apetece-lhe atirá-la pela janela? Calma. Mais vale perceber o que é que está por trás de uma recusa ou de uma insistência em vez de um castigo que na maioria das vezes não resolve nada.

Aqui ficam algumas ideias para os perceber melhor:

1 - Prevenir - Se já sabe que ele se enerva no hipermercado, deixe-o com a avó quando for fazer as compras do mês. Se tiver mesmo de o levar, não se ponha a dar ideias. Se disser: "Ó João Pedro, eu já sei que tu fazes sempre uma fita quando aqui entramos", imagine lá o que ele vai fazer a seguir? O melhor é nem mencionar o assunto.

2 - Perceber - Nada acontece sem razão. Há birras de sono, de fome, de cansaço, de aborrecimento e simplesmente de fase... Se souber que as birras são uma fase, que vai passar e que é importante não ceder para que não se prolonguem para lá da idade delas, é muito mais fácil não perder a calma. Por isso já sabe: quando o vir a espernear no corredor dos 'Action Men', repita para si própria: "Vai passar, vai passar, vai passar".

3 - Negoceie - Se possível, com antecedência: não lhe dá o castelo da Barbie mas dá-lhe uma coisa mais pequenina à escolha dela, por exemplo. Em vez de lhe exigir que deixe o parque imediatamente porque o pai coitado já está farto de jogar futebol, dê-lhe mais três chutos à baliza antes de se irem embora. Com as crianças passa-se o mesmo que com as Cimeiras Mundiais: é preferível chegar a um acordo em vez de partir logo para a autoridade. Uma educação baseada na autoridade pode funcionar enquanto eles são pequenos e mais fracos, mas começa a abrir fendas quando eles se tornam adolescentes.

4 - Explicar - Mesmo quando acha que eles não vão perceber, explique sempre. Eles percebem sempre muito mais do que a gente pensa. Claro que não vale a pena pôr-se com grandes discursos com um bebé de dois anos, mas mesmo que ache que não vai adiantar, explique. Claro que o facto de eles saberem que têm de ir para casa porque são horas de jantar, não os aquece nem arrefece e parece-lhes uma razão idiota, mas o facto de saberem que há uma razão, mesmo que não a percebam, tira aquela ideia de que a mãe está a fazer aquilo só para mostrar que manda.

5 - Demonstrar - "Olha, não se bate no cão. Faz antes uma festa, assim." Às vezes, eles não fazem não é porque não querem, é porque não sabem como. Mostre.

6 - Dispersar - Se a guerra já estalou e é daquelas com fogo de artifício e efeitos especiais de gritos e pontapés, só há uma coisa a fazer: sente-se e espere. Quando a intensidade já tiver diminuído, é sempre efectivo atacar com um: "Olha, queres vir ali ver o que é que se passa no corredor das pranchas de surf?"

7 - Redireccione - Ele está zangado e bate no irmão? 'Não se pode bater' é uma regra que é importante manter, mas em vez de o reprimir ajude-o a descarregar a sua fúria: pode dar pontapés na bola, bater no urso ou simplesmente ir dar uma volta a correr.

8 - Compadecer-se - O nível de paciência que se tem aos 3 anos não é o mesmo que se tem aos 33. Se está com ele num café ou restaurante, levante-se e leve-o a apanhar ar e a ver outras coisas, nem que sejam os carros do parque de estacionamento.

9 - Persistir - Lá porque é fase, não caia na tentação de ceder, senão arrisca-se a que a 'fase' dure até aos 45 anos. Se não há razão nenhuma para lhe dar um chocolate ou um brinquedo, não dê. É um favor que lhe está a fazer: crianças que se habituam a ter tudo não aprendem a esperar, a resistir à frustração e a domar as suas fúrias.

10 - Afastar-se - Pô-lo num quarto sozinho nunca funciona. Se há mais crianças e mais gente, pode afastá-lo do 'local do crime', mas fique com ele enquanto ele se acalma. Deixe o sermão para outra altura: depois de passada a tempestade, não recrimine e não fale mais disso. Voltem à brincadeira.

11 - Ser esperta - Às vezes, a imaginação é tudo. Faça a experiência. Imagine que ele deixou cair uma data de Legos ao chão. Se disser: "Tiago Miguel apanha-me imediatamente esses Legos" que resultados vai ter? Zero. Se disser: "Vamos ver quem apanha primeiro estes Legos" vai ver a velocidade a que são arrumados...

12 - Rir - Não é o riso-sarcasmo, tipo: "sim senhor, mas que rico irmão que tu me saiste." Nunca use a ironia com as crianças. Mas se a birra ainda não estalou, às vezes dá para desanuviar as nuvens: se ela está de sobrolho franzido, por exemplo, leve-a a um espelho e diga: "olha lá a tua cara". Os rapazes são mais concentrados na birra e não costumam achar graça a estas dispersões, mas as meninas geralmente desatam a rir.

Há coisas em que não pode mesmo ceder: deixá-lo ir no carro sem cinto ou atravessar a rua sem lhe dar a mão. Mas às vezes, ele até pode ter razão.

- A guerra da comida - Não quer comer? Não come. Tão simples como isso. Nunca o leve à janela ou lhe conte histórias enquanto ele come. Uma refeição é uma refeição. Se não lhe apetece é porque não precisa, e nenhuma criança com comida na mesa passa fome. Come melhor ao jantar. Mas depois não ande a enchê-lo de bolachinhas a tarde toda, não é...

- A guerra do beijinho - Não se obriga uma criança a beijar ninguém, porque isso é passar-lhe a mensagem cada vez mais perigosa de que outra pessoa é dona do corpo dela... Se der o exemplo cumprimentado os outros, ela há-de seguir, mais cedo ou mais tarde, e pode sempre ensiná-la a dizer 'olá', que é menos invasivo.

- A guerra do brinquedo - Querem os dois o mesmo carrinho? Não fica para ninguém. É o mais prático. Ou consegue que brinquem à vez (complicado) ou leva-os para outro cenário.


Catarina Fonseca

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reunião de Direção

Convocam-se os corpos gerentes da APEEJIC, para uma reunião a realizar

Dia: 23 de novembro (sexta-feira)
Hora: 21h30m
Local: Clube Recreativo dos Cotovios

Com a seguinte ordem de trabalhos:
  1. Apresentação dos novos orgãos sociais;
  2. Agendamento da reunião entre os representantes do Agrupamento de escolas e da Assoc. de Pais;
  3. Apresentação do relatório de contas e atividades do ano letivo 2011/2012;
  4. Planificação de atividades para o ano letivo 2012/2013;
  5. Outros assuntos de interesse.
Se à hora marcada não existir quórum suficiente, a Assembleia Geral Extraordinária realiza-se, meia hora depois da hora marcada, com os membros efetivos que se encontrem presentes.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Uma manta para rifar"


Depois da leitura e exploração da história "Uma manta de retalhos para rifar", as crianças perguntaram se também podiamos fazer como na história e juntarmos bocados de tecidos e depois fazer uma manta, para rifar, e com o dinheiro que arranjássemos comprávamos "coisas", jogos para a escola. Pareceu-nos uma boa ideia, pois é uma forma de todos podermos contribuir para um objetivo comum, e com materiais que aparentemente já não serviam para nada, podermos efetivamente fazer algo de útil.

Assim surgiu o projeto de "UMA MANTA PARA RIFAR" no Natal e com o dinheiro que conseguirmos arranjar comprarmos as prendas para oferecer às crianças. Para que este projeto vá para a frente necessitamos da vossa colaboração, no envio de retalhos/restos de tecido, as educadoras farão a manta (se houver quem queira participar na costura, a manta circulará por vossa casa). Como alguns pais já tinham sugerido a realização de rifas para o Natal, a venda das mesmas ficará à vossa responsabilidade.


Desde já obrigado pela vossa colaboração
As educadoras
Fernanda Feitor / Ana Soares

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sabia que...

- Nas variadas Bibliotecas Municipais de Vila Franca de Xira, a inscrição como leitor e o empréstimo domiciliário são gratuitos.

- Se apenas pretende consultar qualquer obra na Biblioteca, não necessita de cartão de leitor. Exceptuando o Serviço de Reservados, todos os documentos estão disponiveis em livre  acesso nas estantes.

- O cartão de leitor só é necessário para requisitar os seguintes documentos para o domicílio pessoal:

Bibliotecas Municipais de Vila Franca de Xira, Alverca, Quinta da Piedade, Forte da Casa e Vialonga:
6 Livros (por um período renovável de 15 dias)
1 CD áudio (por um período não renovável de 7 dias)
1 Videocassete (por um período não renovável de 7 dias)
1 DVD (por um período não renovável de 7 dias)
1 CD-ROM (por um período não renovável de 7 dias)

- O Bibliomóvel é uma pequena Biblioteca Pública instalada dentro de uma viatura que transporta uma colecção de livros, videocassetes, CD-ROM e CD audio para todas as idades e sobre todos os temas. São emprestados no máximo 1 livro, 1 CD audio e 1 videocassete e 1 DVD ou videocassete.
 
4ªs feiras das 14h15 às 16h30 - Cotovios

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Componente de Apoio à Família - 2012/2013

SOCIEDADE EUTERPE ALHANDRENSE
CAF- COMPOENENTE DE APOIO À FAMÍLIA
ANO LETIVO 2012-2013

No sentido de responder às necessidades das famílias, a Sociedade Euterpe Alhandrense está a desenvolver a CAF - Componente de Apoio à Família e o prolongamento do horário de Apoio à Família - CAF+

Períodos de Funcionamento da CAF:
  • Período da tarde - 15:00h-17:30h
Nota: Os Encarregados de Educação dos alunos interessados em frequentar a CAF devem informar a Educadora do vosso(a) educando(a) e solicitar a Ficha de Inscrição.
Este Projeto funciona em parceria com a Câmara Municipla de Vila Franca de Xira, entidade que mediante análise detalhada de documentação entregue pelo Encarregado de Educação, emite e dá a conhecer o valor da mensalidade a pagar pela frequência da criança no CAF, à sociedade Euterpe Alhandrense.

Período de Funcionamento da CAF+:
  • Período da Manhã (Abertura) - 07:30h-09:00h
  • Período da Tarde (Fecho) - 17:30h-19:00h
Mensalidades da CAF+:
  • 25.00€ - Período da Manhã (das 07:30h às 09:00h) e Período da Tarde (das 17:30h às 19:00h)
  • 17.50€ - Só um dos Períodos (Manhã ou Tarde)
  • 6.00€/Ano Letivo 2012-2013 - Seguro de Acidentes Pessoais
Algumas informações importantes:
  1. Estes Períodos de Funcionamento decorrem só durante o Período Letivo;
  2. O Pagamento da mensalidade é efetuado na Secretaria da SEA, até ao dia 8 de cada mês, caso contrário a criança não poderá frequentar a CAF e CAF+.
  3. No CAF+, caso o número de crianças inscritas não se mantenha, isto é, possa diminuir, este prolongamento de horário poderá encerrar.
  4. Caso haja interesse em frequentar o ATL (Atividades de Tempos Livres) durante as interrupções letivas (Natal, Páscoa e Verão) deverá fazer chegar a sua inscrição na secretaria da SEA. Este ATL funcionará das 07:30h às 19:00h com almoço e lanche incluído.
Procedimento para Pagamentos por transferência bancária:
NIB: 003508730005570963005, enviar email anexando o nome da criança, a descrição do serviço em pagamento e respetivo comprovativo. O recibo deverá ser levantado na secretaria.

Contactos da Sociedade Euterpe Alhandrense:
Tel: 219 500 592/960448744


Alhandra, 24 de Setembro 2012
Agradecemos desde já a sua colaboração
Com os melhores cumprimentos
A Diretora Tecnica

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Orçamento Participativo 2013

São 20 o número de projetos que se sujeitam a votação dos munícipes do concelho de Vila Franca de Xira, no âmbito do «Orçamento Participativo 2012», promovido pela Câmara Municipal.

Com este processo pretende-se fomentar a participação cívica da população do concelho na definição de ações consideradas importantes para o seu desenvolvimento, reforçando a democracia participativa.
O “Orçamento Participativo 2012”, com uma verba disponível total de um milhão de euros, possibilita intervenções em todas as freguesias do Concelho. Até dia 15 de Novembro decorre a fase de votação para escolha dos projetos a implementar. A votação faz-se via internet, através do site municipal (neste link).
De acordo com as normas do processo, serão implementados os projetos mais votados, sendo que, por freguesia, terão de ter um mínimo de 50 votos. A divulgação dos resultados finais está prevista final de novembro de 2012.

Projeto na área da freguesia de S. João dos Montes que diz respeito à E.B.1 dos Cotovios, nomeadamente a substituição da cobertura e dos vãos, dotando o equipamento de melhores condições e maior conforto.

Designação: Requalificação da EB 1 dos Cotovios em São João dos Montes.
Localização: Cotovios.
Área de intervenção: 275 m2

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lenda de S. Martinho

No dia 11 de Novembro comemora-se o dia de S. Martinho.

Aqui ficam algumas curiosidades, provérbios populares portugueses e um filme que conta a lenda de S. Martinho para mostrarem aos pequeninos.




O Magusto é a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e se convive. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.
A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto.

No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo.

A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão.

Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo.

Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc.

PROVÉRBIOS POPULARES  de S. MARTINHO
- "No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho."
- "Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro."
- "Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho."
- "Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.- Pelo S. Martinho semeia favas e vinho."
- "Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho."

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Rastreio Gratuito de Desenvolvimento


Como já é habitual, o Caf (Centro de apoio e formação) organiza todos os anos um rastreio gratuito de desenvolvimento, sendo que este ano se irá realizar no próximo dia 24 de novembro.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Magusto

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E S. JOÃO DOS MONTES
Jardim de Infância de Cotovios
INFORMAÇÃO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Na próxima sexta-feira, 9 de novembro, vamos fazer o nosso Magusto. Para isso pedimos a vossa colaboração enviando castanhas já cortadas sff, frutos secos, bolinhos, sumos e mais alguma coisa que se lembrem.
Informam-se ainda os Pais e Encarregados de Educação que nesse dia o Jardim fará o hórário duplo, pelo que de manhã as carrinhas serão em horário normal, mas de tarde as crianças serão entregues a partir do meio dia.
As crianças que utilizam carrinha devem sair até às 13 horas.

Obrigada pela vossa colaboração
As educadoras

Fernanda Feitor / Ana Soares