O dia internacional das pessoas com deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. Assembleia Geral da ONU em 1982.
Deficiência é um conceito defenido pela Organização Mundial de Saúde e é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica fisiológica ou anatómica.
A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, o termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, poi o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em vez do respeito ao valor integral da pessoa.
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa prender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades.
A Educação especial tem sido uma das áreas em que se têm desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas. No entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência, além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas à pessoas com deficiência, pois engloba toda, e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.
"Na minha escola se aprende
Que não existe perfeição
E que todos nós precisamos
É de carinho e atenção
Que bom se todo mundo
Pudesse entender direito
Que tudo fica mais fácil
Sem o tal do preconceito
Aqui vai um belo conselho
Que só leva um segundo:
Quem não respeita o outro
Não tem lugar neste mundo."
Obrigada à Educadora Ana, pelo esforço e empenho que todos os dias dedica aos nossos meninos, pela alegria e boa disposição que tem sempre presente, sem deixar transparecer qualquer dificuldade. É um verdadeiro exemplo para os nossos meninos e para todos nós! O nosso muito obrigada.
ResponderEliminarCélia
Quem agradece sou eu, pois é um privilégio poder conviver e aprender todos os dias com as crianças que frequentam o JI e receber o carinho e o estimulo dos pais e famíliares, e especialmente por nunca terem posto em causa que os seus filhos poderiam ser prejudicados por terem como educadora alguém diferente.
EliminarBem Hajam