A festa em honra de Todos os Santos, uma celebração cristã no dia 1 de novembro, como grande festa também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow`s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
O Halloween como hoje é celebrado pouco tem a ver com as suas origens, só restou uma alusão aos mortos, mas com um caratér completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã, não existe ligação dessa festa com o mal.
Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas e é uma tradição ancestral.
Em Portugal, especialmente na zona centro e estremadura, no dia 1 de novembro ou de todos-os-santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus (ou o bolinho) de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.
* Os livros sugeridos estão disponiveis na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira.
Aqui fica uma sugestão para se divertirem com os miudos na cozinha, uma receita muito simples, rápida e a qual eles vão adorar confecionar.
Dedos de Bruxa
Deliciosas bolachas de manteiga com um toque de doce de morango e uma amêndoa.
Ingredientes:
100 gr de manteiga
50 gr de açucar
2 ovos
1 colher de café de extrato de baunilha (pode também substituir por sumo de limão ou laranja)
300 gr de farinha
1 pitada de sal
50 gr de amêndoas cruas (para as unhas)
Preparação:
Numa tigela misturar a manteiga, o açucar, os ovos, o sal e a baunilha até se formar uma massa homogenea. Juntar a farinha e amassar.
Separar um pouco de massa e dar-lhe a forma de um dedo de mão, pressionar uma amêndoa no extremo para formar a unha, marcar 3 linhas na metade dos dedos da mão para formar um "nódulo". Repetir com o resto da massa. Levar ao forno a 180 ªC cerca de 10 minutos. Deixar arrefecer e levantar a amêndoa com cuidado, untar com o doce de morango e voltar a colocar a amêndoa. Pincele a bolacha com chocolate em pó.